Reabilitação Abdominal Pós-parto

Dizem que com o nascimento de um bebê nasce uma mãe. Cada vivência é única, a maternidade é repleta de aprendizado, amor, dificuldades e resiliência. É vida real! O puerpério é um momento de grandes transformações que não se limitam à fisiologia, afetando também o emocional da mulher. Entendo que a reabilitação abdominal pós-parto é muito mais do que restaurar a função abdominal, é uma técnica cujo desenvolvimento respeita a individualidade de cada mulher, auxiliando-a na retomada às atividades cotidianas, dedicando um tempo para si e fortalecendo sua essência feminina.

O que é a reabilitação abdominal pós-parto?

Durante a gravidez, o útero se expande, alterando a forma do abdômen e a alocação dos músculos da região, que se distanciam para que o bebê possa se desenvolver. Processo necessário para essa fase, mas tais alterações podem ser muito mais do que estéticas e afetar a funcionalidade do corpo da puérpera. Após o parto, é comum que as mulheres sintam dor na lombar, apresentem alteração nos músculos do assoalho pélvico, na postura e em sua constituição corporal, além de incontinência urinária de esforço, ainda que não ocorra com todas. O crescimento do útero e o aumento da pressão intra-abdominal também pode causar a diástase abdominal.

A reabilitação abdominal pós-parto é um conjunto de exercícios que tonificam o abdômen, melhorando a postura e a mobilidade, beneficiando o padrão respiratório e a musculatura do assoalho pélvico, essencial em suas funções uroginecológica e sexual. Além disso, previne hérnias e diminui a diástase abdominal na maioria dos casos. Importante destacar que, por motivos genéticos ou externos, nem todo abdômen volta ao que era antes da gravidez, mas esse tratamento, ao conter a pressão interna, garante a funcionalidade dessa região do corpo.

Sou cerificada em Ginástica abdominal hipopressiva pelo Caufriez Concept, licenciada no Método Low Pressure Fitness(LPF), certificada em Reprogramação Sistêmica Funcional e estudo constantemente para atuar a partir de perspectivas mais seguras e embasadas em evidências. Dessa forma, o tratamento considera o Método Hipopressivo, o LPF e outras técnicas posturais e abdominais que não aumentam a pressão intra-abdominal. Trata-se, então, de um trabalho gradual que proporciona bem-estar e qualidade de vida às mulheres.

Quando é indicado fazer?

A reabilitação abdominal pós-parto é indicada após liberação médica.

Ser mulher x ser mãe: essa dualidade não deveria ser colocada em questão

A reabilitação abdominal pós-parto é um convite à essência feminina: por trás de toda mãe há uma mulher que merece cuidado. Essa técnica é um componente central para te auxiliar a se sentir bem consigo mesma, propiciando mais energia para exercer suas atividades diárias.

Conecte-se com seu corpo, viva de forma plena. Entre em contato e saiba como posso te acompanhar nesse momento tão especial de sua vida!