O método Pilates
Este método incrível, criado pelo alemão Joseph Pilates em 1920, muda a relação das pessoas com seus corpos e vai muito além de um método de condicionamento físico e/ou reabilitação. O Pilates promove uma integração entre corpo e mente, saúde e bem-estar a seus praticantes. Nesse texto, vou te contar tudo o que precisa saber para decidir se o Pilates é para você!
Pilates de solo x Pilates em aparelhos
A diferença entre essas duas práticas tem a ver com a excelência do movimento, ou seja, controle, precisão e respiração. No Pilates de solo original, também conhecido como Mat Pilates, o exercício era utilizado apenas com o próprio corpo. Hoje em dia essa prática pode ser agregada com inúmeros acessórios, aumentando o repertório de atividades. No solo, é preciso mais controle e mais força: mas não se preocupe, com um pouco de treino, todo mundo pega o ritmo! Outra vantagem é a possibilidade de fazer aulas de Pilates on-line, modalidade que tem crescido bastante. Por experiência própria, garanto que não há perda de qualidade.
No Pilates em aparelhos, que pode ser chamado de Pilates em estúdio, são realizados os mesmos tipos de exercícios da categoria em solo. Contudo, os aparelhos são compostos por molas, de diferentes níveis de intensidade, que podem oferecer mais ou menos resistência aos movimentos dependendo do objetivo em questão.
No estúdio, existe a possibilidade de mesclar os tipos de exercício. Importante ressaltar que ambos trazem benefícios ao corpo e possuem níveis inicial, intermediário e avançado. Você obtém ótimos resultados com o Pilates realizando-o sob supervisão profissional.
Quais os benefícios do Pilates?
Desde que feito com acompanhamento adequado, a prática desse método traz muitas vantagens:
- Melhora a postura;
- Fortalece e tonifica os músculos;
- Promove mobilidade articular;
- Melhora a respiração;
- Torna o corpo mais flexível;
- Proporciona mais equilíbrio.
Inúmeros outros ganhos poderiam ser listados, mas já notou que praticar pilates é ganhar consciência corporal e fazer com que seu corpo se mova com mais eficiência!
Para quem o Pilates é indicado?
O método é indicado para quase todo mundo. Sua prática, feita individual ou coletivamente, respeita as demandas e limitações de cada cliente. Antes de tudo, é essencial destacar que se trata de uma ferramenta muito versátil para a Fisioterapia, já que pode ser usado na prevenção de patologias ortopédicas, na reabilitação, quando já existem patologias instaladas, e também na pós reabilitação. Veja abaixo as recomendações para diferentes fases da vida:
Pilates para
quem se recupera de lesões
Pilates para
quem se recupera de lesões
A prática desse método auxilia na recuperação da mobilidade após algum trauma. Importante destacar que a depender do tipo de lesão ele funciona como um aliado durante o tratamento fisioterapêutico e a recuperação pode ser acelerada desde que orientada por profissionais.
Pilates para
idosos
Pilates para
idosos
De baixo impacto, é um exercício recomendado para idosos com ou sem lesões. A intenção é melhorar a qualidade de vida, o que certamente ocorre, já que o Pilates pode reduzir, por exemplo, a acentuação da curvatura da coluna e ampliar a execução dos movimentos.
Pilates para
grávidas
Pilates para
grávidas
Além de fortalecer os músculos, há exercícios que contribuem para ajudar a suportar o peso da barriga, combater o inchaço, aliviar dores nas costas e prevenir incontinência urinária, muito frequente em gestações. Apesar dos inúmeros benefícios, a recomendação é consultar seu(sua) obstetra para garantir a segurança da prática de atividade física durante a gravidez.
Pilates para
crianças e adolescentes
Pilates para
crianças e adolescentes
Crianças e adolescentes podem se beneficiar muito da prática do Pilates: o ganho de flexibilidade, tonificação e melhora da respiração contribui para um crescimento saudável. O uso do próprio peso do corpo não afeta o desenvolvimento do sistema esquelético-muscular.
Pilates para
pessoas com sobrepeso ou obesas
Pilates para
pessoas com sobrepeso ou obesas
O Pilates pode ser um aliado na perda de peso, mas a questão aqui vai além, já que o método proporciona condicionamento físico, melhorando força, respiração, postura e flexibilidade. A grande vantagem é que essa prática respeita o limite de cada um.
Por que você deveria praticar Pilates?
Nem todo mundo é fã de corrida ou de musculação e isso não é problema. Se você se enquadra nesse perfil e quer se beneficiar de uma atividade física que prioriza o bem-estar físico e emocional, o Pilates é para você! E o melhor? Você se exercita respeitando sua individualidade e as especificidades do seu corpo.
Além de tudo isso, o repertório de exercícios é enorme e variado, um desafio constante: impossível não se encantar pelo método nem pelas mudanças proporcionadas pelo Pilates! É tão versátil que se encaixou perfeitamente na modalidade on-line.